Pages

Blog Brejo Notícias

Um blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

Blog Brejo Notícias

Um Blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

Blog Brejo Notícias

Um Blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

Blog Brejo Notícias

Um Blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

Blog Brejo Notícias

Um Blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Crueldade em Sergipe: Idoso amarra jegue no veículo e arrasta por 4 km


Um idoso, de 76 anos, foi preso na noite de sábado (16), suspeito de amarrar um jegue no reboque do veículo dele e arrastar o animal por cerca de 4 km, da zona rural até a entrada do município de Graccho Cardoso (SE), a 118 km de Aracaju. Alguns moradores da região, que presenciaram a cena, pediram que o idoso parasse o veículo, mas ele não atendeu e seguiu até a entrada da cidade, onde foi detido por policiais militares.

De acordo com a polícia, bastante ferido o animal foi socorrido e encaminhado ao Hospital Veterinário Dr. Vicente Borelli, em Aracaju, mas não respondeu aos medicamentos e teve que ser sacrificado. “O animal estava bastante machucado, havia perdido tecido mole principalmente na área da cabeça, e por consequência acabou apresentando um edema cerebral. Além disso, teve perda do tecido ósseo na região dos membros anteriores. Os antibióticos usados não surtiram efeito e nós optamos por sacrificá-lo. Em cinco anos de carreira nunca vi algo parecido”, afirmou o veterinário Jonathan Nantes.

O animal era de uma propriedade vizinha a do idoso e os donos não entendem o que levou o homem a cometer um ato como esse. ‘Canundo’ como era chamado pela dona, trabalhava carregando milho e água na fazenda da família.

Ainda segundo a polícia, o idoso encontrou o animal solto na estrada e o amarrou ao veículo iniciando o trajeto até a cidade. Marcas de sangue do animal puderam ser vistas em todo o trecho asfaltado da rodovia. Quando os policiais deram ordem de parada ao veículo, o animal já agonizava.

O idoso foi levado à delegacia onde prestou depoimento e foi liberado após assinar um termo se comprometendo à retornar ao local quando for convocado. De acordo com a esposa do fazendeiro, Marielza Costa, o marido está doente. “Sei que pela vontade dele não foi, porque ele não mataria um animal”, afirmou.

Revoltados com o ocorrido, alguns moradores quiseram atear fogo no carro do idoso. “O povo se revoltou. Creio que uma pessoa para fazer isso, não deve estar com noção não, ainda mais um homem nesta idade”, disse o criador de animais, Manoel Messias dos Santos.

“Se ele fez com um animal pode fazer também com uma criatura. É não ter dó mesmo, não ter coração para Deus”, disse a dona de casa, Miriam Vieira.

Denise Gomes
G1 SE

Extraído de Jaru online



domingo, 17 de março de 2013

Em Araioses, trabalhadores morrem depois de receberem descarga elétrica

Dois homens morreram eletrocutados no inicio da noite do sábado (16), na Ilha das Canarias, no município de Araioses-MA na região do Delta do Parnaíba.  As vitimas receberam uma descarga elétrica ao tocar em cabos de alta tensão da rede pública. Os fios elétricos ficaram suspensos, depois que a torre de internet que eles estavam montando caiu em cima da fiação.
Os Trabalhadores tiveram morte imediata, familiares fizeram a remoção dos corpos ate o Pronto socorro Municipal (PSM) ate a chegada do carro tumba do Instituto Medico Legal (IML) que encaminhou os corpos ao posto avançado, onde foram periciados e logo em seguida liberados para família.
Fonte: Blog do Pessoa


segunda-feira, 11 de março de 2013

Vereador de Mata Roma agride a própria esposa

   
O Vereador de Mata Roma conhecido por Vassourinha, foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Mata Roma, por agredir a sua própria esposa. O acontecimento ocorreu na noite de ontem, 10, quando o vereador vassourinha tinha tomado umas cervejinhas e ficou bastante agressivo, e segundo informações o mesmo estava com uma faca e agrediu a sua esposa.

A própria família para acalmar o vereador violento chamou a polícia e levaram ele preso.

O Vereador foi conduzido pela Polícia Militar até a Delegacia onde o mesmo foi preso e liberado horas depois, e na delegacia ele ficou calminho ,e lembrou que estava na cadeia, o mesmo já está em casa juntamente com os laços familiares.

Esperamos que o Conselho de ética da Câmara se pronuncie sobre este ato violento do vereador.

Atenção mulheres de Mata Roma, vocês estão todas convidadas para estar sexta-feira, 15, na sessão da Câmara Municipal para repudiar esta agressão contra a honra das mulheres Matarromenses.

Fonte: Blog do Foguinho

 

domingo, 10 de março de 2013

Parabéns ao Colégio Imaculada Conceição!


 
Texto: Pedro Diniz
 
Com o lema: A LIBERDADE E O AMOR NA EDUCAÇÃO DO MUNDO INFANTIL, e objetivando DAR UMA EDUCAÇÃO MELHOR ÀS CRIANÇAS DA COMUNIDADE de BREJO-MA., o COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO, foi fundado no dia 10 de março de 1987, com a ajuda das Imãs das Filhas da Caridade do Coração de Jesus e pelas professoras Maria Claudina Pires Macatrão, Laura Silva Almeida, Inês Martins Caldas e Maria da Paz Martins Caldas. 
 
Seu nome IMACULADA CONCEIÇÃO foi escolhido por ser a IMACULADA CONCEIÇÃO, a Mãe de Jesus, Nossa Mãe e Padroeira do Brejo. Como Escola Católica , a sua filosofia fundamenta-se nos valores do Evangelho que nortearam a vida da IMACULADA CONCEIÇÃO, visando formar seus alunos(as) na cultura, na liberdade e responsabilidade para viverem plenamente a sua humanidade e desempenharem sua cidadania no mundo. 
 
Como metodologia de ensino, o COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO, conduz a aprendizagem de seus alunos através de mini-projetos, criando em sala de aula um ambiente que estimule o hábito e o prazer de estudar, levando a cada criança passo a passo pelo caminho natural da aprendizagem em que ela se acostume a enfrentar situações com confiança e criatividade, porque a Escola não é só para Ensinar, Escola é para Educar. E na tarefa de Educar, o ALUNO aprende a CONHECER, a PENSAR e a PARTICIPAR. 
 
Nessas mais de duas décadas, o COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO, com dedicação e compromisso, vem atuando nas séries do ensino fundamental do primeiro ao nono ano, numa visão de ser reconhecida pela comunidade como uma escola que propicia o desenvolvimento integral do ser humano, como base em valores cristãos, educando com amor, integrando a escola, família e comunidade, cuidando para que todos sejam agentes na construção de uma sociedade mais justa, conscientes de seus direitos e deveres. 
 
Assim, orgulhosamente e com humildade, toda a equipe que faz o COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO, sente-se honrada e feliz por inserir anualmente, no mercado de trabalho do Brejo, do Maranhão e do Brasil, PROFISSIONAIS EM DIVERSIFICADAS ÁREAS, alunos filhos queridos dessa instituição de Ensino. COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO - RUA GONÇALVES DIAS, 933-A CENTRO BREJO-MARANHÃO.
 
 
Parabéns!!!
 
 

Alguns moradores do PIAUÍ comem rato rabudo para matarem a fome!


A comida escassa devido à seca está fazendo piauienses caçarem roedores para complementarem a alimentação. No distrito de Brejinho, no município de Assunção do Piauí (273 km de Teresina), todos os dias no fim da tarde é comum ver moradores saindo para as áreas de grutas para colocarem armadilhas para pegar o "rato rabudo".

A caça ao animal é artesanal, e a armadilha é feita com pedra e gravetos. "Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte, a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço", disse o morador de Brejinho Genivaldo Bezerra, 35.

Apesar de a maioria dos moradores de Brejinho ter acesso ao programa Bolsa Família, eles afirmam que o dinheiro que recebem não dá para comprar a "mistura" para o almoço e acabam saindo à caça de ratos para servir de carne na alimentação. A dona de casa Francisca Ramos da Silva, 41, não se incomoda em contar à equipe de reportagem do UOL que a única carne consumida na casa dela é de rato.

"A gente tem de se virar. Não plantamos nada neste ano por conta da chuva que não veio. Ninguém aguenta almoçar com a comida pura e, como o dinheiro que recebemos só dá para comprar arroz, feijão e macarrão, comemos o rabudo para complementar", disse Francisca, informando que a carne do rabudo "é saborosa" e é sempre uma festa quando conseguem caçar alguns ratos.

Fonte: UOL


Santa Luzia do Paruá é considerada a cidade mais violenta do Maranhão


Santa Luzia do Paruá está entre as 5 cidades do Maranhão, numa lista dos 200 municípios do país, com maior números de mortes com tiros no país. Os dados são do estudo “Mortes ‘matadas’ por armas de fogo”, que faz parte do Mapa da Violência 2013. O estudo, realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, foi divulgado na última quarta-feira (6).

De acordo com a pesquisa, o município, com apenas 22.644 habitantes, teve 18 assassinatos. Em seguida, vem Arame, com 12 mortes, Itinga com 9 mortes , Imperatriz teve 84 mortes e Presidente Dutra foram 21 mortes por arma de fogo. O ranking é proporcional ao número de habitantes.

Entre os 12 países mais populosos do mundo, o Brasil é o que teve mais mortes causadas por arma de fogo. No país, de 70% a 80% dos homicídios são cometidos dessa forma, segundo a pesquisa.

Mortes em Imperatriz

Imperatriz, a segunda maior cidade do Estado, também, aparece entre as cidades mais violentas do Maranhão e, também, entre as 200 com mais crimes por armas de fogo do país. Só neste mês, já foram duas mortes registradas na cidade por arma de fogo.

Nesta sexta-feira (8), no Bairro Bacurí, o aposentado Jorge Vicente Auraújo, 63 anos, foi morto na porta de casa com três tiros. A Polícia Militar de imediato fechou as saídas da cidade, mas ate o momento não tem pista dos assassinos.

(As informações são do Imirante)

Fonte: Blog do Luís Pablo



sábado, 9 de março de 2013

Conflito em Brejo


Fonte: Chapadinha Site
 
O lavrador Manoel Natal Barros, de 50 anos, morador da comunidade quilombola Depósito, no município de Brejo (a 324 quilômetros de São Luís), denunciou ao Jornal Pequeno que ele e os outros moradores do local estão sendo impedidos de entrar e sair de suas terras por jagunços armados, ligados a plantadores de cana vindos do sul do país, para quem parte da área foi arrendada ou vendida.

O lavrador foi incluído, com outras 21 pessoas, no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos Ameaçados (PPDDH), mas, segundo o assessor jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Igor Almeida, nunca houve nenhuma ação eficaz de segurança que pudesse garantir a integridade física de Manoel Natal.

De acordo com Natal, os conflitos começaram em 2007, quando Maria Vitória Fortes Lages Cavalcante apareceu, reclamando a posse da área onde está situada a comunidade quilombola, que então abrigava 22 famílias de lavradores.
'Durante três anos, de 2007 a 2009, as nossas suas roças, que eram plantadas às margens do Rio Parnaíba, foram queimadas, e muitos animais, mortos, por pura maldade. A Maria Vitória pessoalmente, acompanhada de policiais militares, era quem queimava a nossa lavoura e os animais', afirmou o camponês.

Em consequência dos constantes ataques dos jagunços de Maria Vitória às roças, 17 famílias de camponeses resolveram abandonar a área. Somente cinco permaneceram, apesar de constantemente suas roças estarem sendo queimadas seus animais mortos pelos criminosos.

O assessor jurídico da SMDH, Igor Almeida, disse ao JP que as terras onde está situada a comunidade Depósito foram reconhecidas como comunidade quilombola pela Fundação Palmares em 2009, mas o processo de titulação, por parte do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), só começou em 2012.

'O órgão deveria ter começado o processo de identificação do território em 2010, mas isso teve início apenas no ano passado, com a ida de um antropólogo ao local, e foi nesse momento que conseguimos deter as queimadas às roças e as mortes dos animais', disse Almeida. No entanto, de acordo com o advogado da SMDH, em janeiro deste ano, parte da área foi vendida ou arrendada – não se sabe ao certo – para pessoas oriundas do sul do país, que estão plantando cana-de-açúcar e desmatando o local.

'O mais grave é que há pessoas armadas no entorno da comunidade quilombola, violando o direito de ir e vir dos moradores', relatou Igor Almeida. Preocupado com sua família, que ficou na área quilombola, o lavrador Manoel Natal Barros está desde o fim de janeiro em São Luís, onde é assistido pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

O caso já foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF), à Secretária de Segurança Pública (SSP-MA) e à Ouvidoria Agrária Nacional, mas nenhuma providência foi tomada até agora contra a ameaça ostensiva aos lavradores.
 
Por: Jully Camilo e Oswaldo Viviani
www.jornalpequeno.com.br
 
 
 
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Solidariedade: Família pede ajuda para sua filha!


Fonte: Chapadinha Site

Os pais da pequena ANA MARCELA DE JESUS LIMA, de 2 anos, Antonio Irineu Cardoso Lima e Maria Silvana Silva Nunes, vem a público pedir ajuda para manter a filha que se encontra internada no Hospital Materno Infantil, em São Luís.

Na manhã desta quinta-feira, dia 7 de março, Ana Marcela, que nasceu com hidrocefalia, foi submetida à uma cirurgia para implantação de uma válvula em sua cabeça. A intervenção cirurgica, Graças a DEUS, foi um sucesso!

Sem condições financeiras no momento para arcar com outras despesas (como remédios, fraldas, sabonete especial, alimentação, dentre outras) os pais, gentilmente, PEDEM SUA AJUDA, seja com qualquer quantia ou mesmo material.

Faça sua doação no Banco Bradesco

Agência: 1134-7
 

Conta Corrente: 0561141-5

Nome (mãe): MARIA SILVANA SILVA NUNES

Contato: (98) 9124-9795 - Vivo / 8282-5746 - Tim 

Marcela com sua Mãe

Marcela com seu Pai
Casa da Família na zona rural de Afonso Cunha - MA



domingo, 3 de março de 2013

Política: Criticar ou Defender?


A história política nacional, funinalizada à municipal, vinculada a tal informação, situação e oposição, mostra nas entre linhas, a maneira súdita de seu seguidores. De um lado uma critica, muitas vezes construtivas e em outras, não. 

Criticar, em muitos casos é mais fácil do que um simples elogio. Torna-se defensor de um sistema político por um certo mandato, é ferir constitucionalmente a dignidade eleitoral. Mas em um mundo idealizado de vai e vem, de altos e baixos, cada um defendendo seu lado, com unhas e dentes.

Entre tantos problemas esquecidos, dentro dos setores de maior importância para o ser humano social, educação, saúde entre outras. A defensa súdita e até compulsória, faz valer ser de um egoísta, individual, onde cada um lembra somente do bem estar seu e de seus dependentes.

Em um país de tantos contrastes sociais, faz se valer de aproximação, entre mandar e obedecer.

Como dizia o grande filósofo inglês, Thomas Hobbes: "O Homem é lobo do Homem."

Administrador do Blog



sábado, 2 de março de 2013

Pai encontra inseto em respirador da filha

Fonte: G1

O pai de uma paciente que está internada na UTI pediátrica do Hospital Regional, em Sorocaba (SP), encontrou um inseto dentro do respirador da filha na última terça-feira (26). Segundo ele, o bicho, conhecido popularmente como "tesourinha", estava na mangueira do aparelho que bombeia ar diretamente para os pulmões da criança.

Quando percebeu o perigo, o homem chamou a equipe de enfermagem. Ainda de acordo com ele, os enfermeiros foram bastante solícitos e trocaram a peça rapidamente. Porém, o pai da criança reclama da falta de estrutura no hospital. "O ar-condicionado da UTI está quebrado há meses, então eles deixam as janelas abertas. 

A consequência disso é que entram muitos insetos no quarto", afirma.
Sobre o caso, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou, em nota, que nenhum sistema, em nenhuma instituição, está completamente imune à entrada de pequenos insetos.

A Secretaria afirmou ainda que o equipamento não estava em uso no momento em que o bicho foi encontrado e, por isso mesmo, estava sujeito à entrada de insetos.
Já sobre o ar condicionado da UTI pediátrica, a assessoria informou que já foram realizados os reparos necessários e que o aparelho está funcionando dentro da normalidade.

A menina tem dois anos e está internada no Conjunto Hospitalar há seis meses devido a uma síndrome rara de atrofia muscular. Recentemente, a família conseguiu na Justiça que a prefeitura fornecesse equipamentos para que a criança pudesse ser tratada em casa.

Ainda não há previsão de quando a menina sairá do CHS, mas, após o incidente, o pai tenta agilizar a situação. "Tem dias que ela está bem, tem dias que não está, mas queremos tirá-la de lá o quanto antes", afirma. O homem não quis se identificar para preservar a criança.