Pages

Blog Brejo Notícias

Um blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

Blog Brejo Notícias

Um Blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

Blog Brejo Notícias

Um Blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

Blog Brejo Notícias

Um Blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

Blog Brejo Notícias

Um Blog a serviço da informação, com Compromisso e Credibilidade!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

BREJO: Comunidade Quilombola de Depósito Denuncia Ameaças e Violações


Três horas de reunião no INCRA para discutir casos de violência a comunidades quilombolas em Brejo. Esteve comigo o deputado Domingos Dutra. Na pauta, as ameaças/violações ao território da comunidade Depósito. Jagunços armados estão presentes na área, e podem impedir até mesmo o trabalho do órgão fundiário. Informações do INCRA dão conta que a proprietária arrendou a área para "gaúchos" e este estão desmatando todo o território para a plantação de cana de açucar. Estão desmamando o território, ceifando até mesmo os caminhos da comunidade. E o direito de servidão? Enquanto isso, quilombolas se vêem acuados.
 
INCRA encaminhara equipe para a área, a fim de verificar quem são os arrendatários (desta forma podemos tomar as medidas judiciais cabíveis) e qual a situação atual do território da comunidade. Os mecanismos de segurança pública e o Ministério Publico Estadual, em São Luís, serão acionados para intervenção imediata. Não podemos repetir que tal situação culmine com o que aconteceu no quilombo do Charco. MPF e INCRA já tem ciência do problema e solicitaram informações dos órgãos ambientais sobre eventuais licenças, mas depois de 15 dias ainda não se manifestaram. Uma vergonha!
 
E infelizmente tenho que dizer que o MP em Brejo tem sido ausente. As entidades procuram o promotor, mas o titular está sempre de licença. Alô MPMA! A situação na comarca é insustentável! Ela não pode ficar, permanentemente, com promotores/as apenas respondendo!
 
 
Por: Igor Almeida
 
Fonte: Territórios Livres do Baixo Parnaíba
 
Com informações de: Chapadinha Site 
 
 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Homem é preso depois de “estuprar” galinha do vizinho

Enedino de Jesus Santos, 28 anos, foi preso pelos agentes Dilton Carlos e Luiz Augusto, após estuprar uma galinha do seu vizinho, na localidade de Jaguaquara, a 394 km de Serrinha, no centro sul da Bahia

Segundo informações do dono da ave, Robson de Jesus, a sua esposa teria visto Enedino fazendo sexo com a galinha, por volta das 7h30 de ontem. Ainda de acordo com relatos, além de estuprar a galinha, o indivíduo vinha tentando aliciar enteados, um menino e uma menina. A mãe das crianças – companheira de Enedino -, não denunciava o caso à Polícia com medo de represália – mas a informação é de que o homem estava passando as mãos nas partes intimas das crianças. 

Horas depois da prisão, mais duas menores foram levadas à delegacia, por seus familiares, e confessaram que estavam sofrendo tentativa de aliciamento quando se deparavam com Enedino de Jesus Santos, que ficou custodiado na carceragem da unidade prisional, a disposição da Justiça. As crianças estão sendo acompanhadas pelo Conselho Tutelar de Jaguaquara. 

Novas informações dão conta de que o acusado também já teria praticado sexo com uma cachorrinha vira latas da vizinhança.

Em depoimento, ele negou as acusações e disse que tudo é intriga da vizinhança.

Informações e fotos: Marcos Frahm
Itapetinga Agora/Edição CN1
 Fonte: CN1


Mata Roma: A imagem do Dia!



Uma grande Cratera na entrada da cidade de Mata Roma obriga os motoristas a desviarem pelas calçadas!!!!



Fonte: Blog Mata Roma em Foco

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Chuvas aumentam riscos de desabamentos em casarões históricos

 Fonte: G1/MA

Com o aumento das chuvas, aumenta também a preocupação com a situação dos casarões no centro histórico de são luís. Muitos estão em péssimo estado de conservação e necessitam de obras emergenciais. Em alguns casos, os moradores sabem dos riscos, mas mesmo assim, não querem sair do local.

As escoras de madeira ajudam a estabilizar o que ainda resta do prédio colonial. Tudo para evitar que ele seja arruinado e, assim, enterre uma riqueza única. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mais de 5 mil imóveis antigos no centro histórico de São Luís são tombados pelo patrimônio nacional. Uma pequena parte (10%) pertence ao setor público. A maioria (90%) é particular. E os riscos mais graves de desmoronamento estão justamente nos casarões que têm donos.

“É obrigação do proprietário. Ele é o dono da casa. Ele que tem que fazer as obras de conservação preventiva, observar os telhados, já que em São Luís chove muito durante uma época do ano. Mas infelizmente o que ocorre é que na maioria das vezes o imóvel é abandonado”, disse a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa.

O risco de desabamento é iminente em vários pontos, durante todo o ano. Mas é quando chegam as chuvas que o perigo se agrava!

Veja aqui a Matéria Completa => clique aqui


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Moradores mantém interdição da Ferrovia Carajás

Imagem Ilustrativa
Fonte: G1-MA

Moradores do Povoado Outeiro dos Pires, a 72 km de São Luís, mantém desde a terça-feira (5), a interdição da Estrada de Ferro Carajás, no trecho do município de Santa Rita. Por causa da interdição, as viagens do trem de passageiros nesta quinta (7) e sexta (8), estão suspensas.

Por meio de nota enviada ao G1 nesta quinta-feira (7), a Vale informou que os passageiros que já haviam comprado bilhetes poderão remarcar as viagens ou receber o dinheiro de volta nas estações de passageiros. “Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Ferrovia: 0800 285 7000”, completa a nota.

Os manifestantes exigem da Vale, responsável pela ferrovia, a construção de um viaduto no local interditado. O compromisso teria sido firmado durante audiência pública realizada em julho do ano passado. Contudo, a Companhia diz que a comunidade já utiliza uma passagem de nível oficial e que a mesma possui sinalização em conformidade com a legislação ferroviária. 

Representantes da Vale e moradores estão reunidos para tratar sobre o compromisso firmado com a comunidade durante a audiência pública. 

Entenda o caso

Desde a manhã de terça-feira (5), a Estrada de Ferro Carajás, no trecho de Santa Rita, foi interditada pelos moradores do Povoado Outeiro dos Pires, que reivindicam a construção de um viaduto no local. O compromisso teria sido firmado em audiência pública realizada em julho do ano passado.

O projeto de expansão da ferrovia obteve a sua licença de instalação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em novembro do ano passado e, somente a partir desse período, segundo a Vale, é que teve a autorização para iniciar as obras do empreendimento em questão.